2005/04/24

Torta de Laranja

Com um muito obrigada a Foodgoat e a Ladygoat por se oferecerem a coordenar esta versão mensal de Is-My-Blog-Burning e o tema desta vez é laranja, referindo-se não só ao fruto mas também à côr, o que nos dá um bocadinho mais de flexibilidade. Se o prato tiver uma tonalidade laranja, está dentro da regra.
TortaLaranja
Para a minha entrada escolhi esta receita de torta enrolada de laranja, que vi a minha mãe fazer muitas vezes. Na versão inglesa tenho um parágrafo completo a explicar as diferenças entre torta e tarte, mas aqui não é necessário o que torna ese preâmbulo muito mais pequeno.
A textura desta sobremesa é a de pudim e a torta não leva recheio. É necessário forrar o fundo da assadeira com papel vegetal para facilitar o desenformar. Antes de enrolar, este pudim tem cerca de 1 a 1.5 cm de altura e é muito frágil. Esta sobremesa é bastante doce e recomendo que seja servida acompanhada de natas pouco batidas ou sem açúcar ou com muito poucochinho.

Torta de Laranja

  • 250 gr. de açúcar
  • 6 ovos
  • 1colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de vinho do Porto
  • Sumo de 2 laranjas (cerca de 1 chávena de sumo)

Misturar a manteiga com o açúcar, juntar os ovos um a um e o vinho do Porto. Por fim, adicionar o sumo das laranjas. A massa fica bastante líquida.

Vai a forno médio (180ºC) em forma rectangular de cerca de 30 cm. de comprimento bem untada, forrado o fundo com papel vegetal e untada de novo. Coze por cerca de 40 minutos, ou até que espetando a ponta da faca no centro do doce, esta saia limpa.

Tire a torta do forno e espere cerca de 5 minutes para esfriar um pouco. Passe a faca pelos lados para desprender da forma e desenforme para cima de um pano ou papel vegetal polvilhado de açúcar. Se o papel do fundo da forma estiver colado à massa da torta retire com cuidado e enrole a torta começando pelo lado mais pequeno.

Deixe arrefecer mais um pouco, retire o papel ou pano com que ajudou a enrolar e transfira a torta para o prato de servir.

Dá para 4 pessoas.

2005/04/22

Cake de Macau

Como prometido, aqui está a segunda das receitas da minha mãe, tendo a primeira sido publicada aqui. Esta receita é a entrada para a Sexta-feira das Goluseimas nº 7, coordenado desta vez por Derrick de An Obssession with Food. Foi tambem o Derrick que sugeriu o tema deste evento: melaço.CakeMacau
O melaço não é um ingrediente muito usado na cozinha portuguese e eu pensei que desta vez teria de recorrer a outra fonte para encontrar uma receita que pudesse apresentar. Para minha grande surpresa encontrei este "Cake de Macau". Só pelo nome tenho a impressão de que esta receita possivelmente é originária de Hong-Kong (Deus sabe que os ingleses adoram melaço e tem milhentas receitas com este ingrediente) e foi dada a alguém de Macau e por sua vez viajou até Moçambique com o título meio-inglês de Cake de Macau.
Achei interessante o uso de brandy e anisete (usei Napoleon Cortel e Marie Brizard Anisette Liqueur), mas infelizmente o sabor não sobressaiu no bolo depois de cozido. Penso que foi devido a ter usado o melaço mais forte (blackstrap molasses) que tem um gosto bastante intenso e não deixou sobressair os sabores mais subtis. Hei-de experimentar fazer de novo esta receita usando um tipo de melaço mais leve.
Mesmo assim, o bolo tem uma textura fina e é muito saboroso. A receita original não levava fermento em pó mas eu adicionei uma colher de chá. Tive medo de que o bolo ficasse pesadão sem ele.

Cake de Macau

  • 200 gr. de manteiga
  • 200 gr. de açúcar
  • 200 gr. de passas e frutas sortidas
  • 250 gr. de farinha
  • cálice de brandy
  • 1/2 cálice de licor de anis
  • 1/4 de chávena de melaço
  • 1 colher de chá de fermento (não faz parte da receita original)
  • 1/2 colher de chá de noz moscada ralada
  • 4 ovos

Bate-se a manteiga com o açúcar até o creme ficar branco. Juntam-se os ovos um a um, batendo sempre muito bem de cada vez. Em seguida junta-se o melaço, os vinhos e metade da farinha. Bate-se tudo muito bem. Misturam-se as frutas com a outra parte da farinha e junta-se tudo mexendo sempre para ligar bem.

Vai ao forno médio (180ºC) em forma de bolo inglês bem untada, por cerca de 40 minutos.
(A receita original continua assim: depois de arrefecido cobre-se com glace branco e enfeita-se a gosto).

2005/04/15

As receitas da minha mãe

Em Janeiro de 2004 a minha mãe faleceu vítima de cancro no pâncreas. Embora a minha mãe, segundo ela dizia, não gostasse de cozinhar, ela tinha dedo para a cozinha, habilidade decerto herdada da minha avó, uma cozinheira extraordinária. A mãe começava a preparar as refeições quase sempre com duas ou três horas de antecedência, para deixar "deixar a comida tomar sabor".
Um dia, quando era ainda muito jovem e casada à relativamente pouco tempo, uma amiga ofereceu-lhe um destes livros só com linhas, onde tinha escrito as primeiras três receitas. Possívelmente receitas que a minha mãe gostou e pediu. Na contra-capa, a minha mãe escreveu o nome dela e a data - 1957. Ao longo da sua vida, a minha mãe continuou a escrever aí as receitas que lhe despertavam interesse, de pratos possivelmente provados em reuniões de família, chás-canasta, ou aquelas festas tantas vezes feitas em África nos tempos d'antanho, em que todos participavam com pratos trazidos de casa.
Hoje, esse livro está comigo. Muitas dessas receitas a mãe fazia amiudadas vezes, outras nunca as vi fazer. As páginas do livro dão sinais de muito uso, com borradelas de massa de bolo limpas à pressa, melhoramentos introduzidos na receita original e comentários sobre o visual.
Cá deste lado da poça, embora o meu blog seja um híbrido de renovações, cozinha, e talvez algo mais que me dê na gana, eu faço parte do grupo dos bloguistas de cozinha. Estes têm bastantes eventos em que, para se participar, há que enviar numa certa data uma receita que tenha ou um certo ingrediente, ou uma certa maneira de fazer.
Decidi que vou utilizar as receitas deste livro nas minhas participações nestes eventos. Não só isto representa uma oportunidade para traduzir as receitas da minha mãe para inglês e torná-las acessíveis aos meus filhos e especialmente às minhas noras que não falam nêm lêm português, como também, ao apresentá-las neste blog em português, às minhas sobrinhas em Portugal que assim terão acesso às receitas da avó.
Bom apetite.

2005/04/01

Frango assado

A receita de hoje veio de um outro blog de uma canadiana que mora na província da Columbia Britânica. É formada pela Escola de Cozinheiros de Stratford no Ontário embora esteja neste momento a seguir outra carreira.
RoastChicken
Esta é uma simples receita de frango assado, mas é o tempero que usou no frango que me chamou a atenção e também o facto que, depois de feito, este "sal com ervas" se mantém no frigorífico por um mêz ou mais, sem se estragar.



  • 4 colheres de sopa bem cheias de rosmaninho fresco, picado
  • 4 colheres de sopa bem cheias de tomilho fresco, picado
  • 2 colheres de sopa bem cheias de mangericão, picado
  • 24 dentes de alho descascados
  • cerca de 1/2 kilo de sal grosso
Para preparar o tempero use apenas as folhinhas das ervas aromáticas e deite para processador de alimentos, se o tiver. Descasque os alhos e junte às ervas aromáticas. Triture a mistura de ervas e alho até estar bem picado mas sem ficar em papa. Num tigela grande misture bem os temperos e o sal. Deixe a mistura descansar destapado por 24 horas, mesmo na bancada da cozinha. Ao fim deste tempo, deite para um frasco de boca larga, tape bem e guarde no frigorífico. Este preparado não se estraga. O sal é um excelente conservante.
RosemaryRub
Utilize duas colheres de sopa deste preparado e esfregue bem por dentro e por fora do frango, que deve estar à temperatura ambiente. Ponha numa assadeira e, querendo, tempere com pimenta ralada.

Leve o frango assim preparado ao forno bem quente (200C) por cerca de 15 minutes. Baixe a temperatura do forno para (185C) e deixe o frango assar por cerca de 45 minutos a 1 hora, dependendo do tamanho do frango. No meio da cozedura pincele o frango com a gordura que se acumulou na assadeira.

Depois deste tempo retire o frango do forno e deixe repousar por 15 minutes antes de trinchar e servir.