Como prometido, aqui está a segunda das receitas da minha mãe, tendo a primeira sido publicada aqui. Esta receita é a entrada para a Sexta-feira das Goluseimas nº 7, coordenado desta vez por Derrick de An Obssession with Food. Foi tambem o Derrick que sugeriu o tema deste evento: melaço.
O melaço não é um ingrediente muito usado na cozinha portuguese e eu pensei que desta vez teria de recorrer a outra fonte para encontrar uma receita que pudesse apresentar. Para minha grande surpresa encontrei este "Cake de Macau". Só pelo nome tenho a impressão de que esta receita possivelmente é originária de Hong-Kong (Deus sabe que os ingleses adoram melaço e tem milhentas receitas com este ingrediente) e foi dada a alguém de Macau e por sua vez viajou até Moçambique com o título meio-inglês de Cake de Macau.
Achei interessante o uso de brandy e anisete (usei Napoleon Cortel e Marie Brizard Anisette Liqueur), mas infelizmente o sabor não sobressaiu no bolo depois de cozido. Penso que foi devido a ter usado o melaço mais forte (blackstrap molasses) que tem um gosto bastante intenso e não deixou sobressair os sabores mais subtis. Hei-de experimentar fazer de novo esta receita usando um tipo de melaço mais leve.
Mesmo assim, o bolo tem uma textura fina e é muito saboroso. A receita original não levava fermento em pó mas eu adicionei uma colher de chá. Tive medo de que o bolo ficasse pesadão sem ele.
Cake de Macau
- 200 gr. de manteiga
- 200 gr. de açúcar
- 200 gr. de passas e frutas sortidas
- 250 gr. de farinha
- cálice de brandy
- 1/2 cálice de licor de anis
- 1/4 de chávena de melaço
- 1 colher de chá de fermento (não faz parte da receita original)
- 1/2 colher de chá de noz moscada ralada
- 4 ovos
Bate-se a manteiga com o açúcar até o creme ficar branco. Juntam-se os ovos um a um, batendo sempre muito bem de cada vez. Em seguida junta-se o melaço, os vinhos e metade da farinha. Bate-se tudo muito bem. Misturam-se as frutas com a outra parte da farinha e junta-se tudo mexendo sempre para ligar bem.
Vai ao forno médio (180ºC) em forma de bolo inglês bem untada, por cerca de 40 minutos.
(A receita original continua assim: depois de arrefecido cobre-se com glace branco e enfeita-se a gosto).
No comments:
Post a Comment