2005/04/15

As receitas da minha mãe

Em Janeiro de 2004 a minha mãe faleceu vítima de cancro no pâncreas. Embora a minha mãe, segundo ela dizia, não gostasse de cozinhar, ela tinha dedo para a cozinha, habilidade decerto herdada da minha avó, uma cozinheira extraordinária. A mãe começava a preparar as refeições quase sempre com duas ou três horas de antecedência, para deixar "deixar a comida tomar sabor".
Um dia, quando era ainda muito jovem e casada à relativamente pouco tempo, uma amiga ofereceu-lhe um destes livros só com linhas, onde tinha escrito as primeiras três receitas. Possívelmente receitas que a minha mãe gostou e pediu. Na contra-capa, a minha mãe escreveu o nome dela e a data - 1957. Ao longo da sua vida, a minha mãe continuou a escrever aí as receitas que lhe despertavam interesse, de pratos possivelmente provados em reuniões de família, chás-canasta, ou aquelas festas tantas vezes feitas em África nos tempos d'antanho, em que todos participavam com pratos trazidos de casa.
Hoje, esse livro está comigo. Muitas dessas receitas a mãe fazia amiudadas vezes, outras nunca as vi fazer. As páginas do livro dão sinais de muito uso, com borradelas de massa de bolo limpas à pressa, melhoramentos introduzidos na receita original e comentários sobre o visual.
Cá deste lado da poça, embora o meu blog seja um híbrido de renovações, cozinha, e talvez algo mais que me dê na gana, eu faço parte do grupo dos bloguistas de cozinha. Estes têm bastantes eventos em que, para se participar, há que enviar numa certa data uma receita que tenha ou um certo ingrediente, ou uma certa maneira de fazer.
Decidi que vou utilizar as receitas deste livro nas minhas participações nestes eventos. Não só isto representa uma oportunidade para traduzir as receitas da minha mãe para inglês e torná-las acessíveis aos meus filhos e especialmente às minhas noras que não falam nêm lêm português, como também, ao apresentá-las neste blog em português, às minhas sobrinhas em Portugal que assim terão acesso às receitas da avó.
Bom apetite.

No comments: