2005/04/01

Frango assado

A receita de hoje veio de um outro blog de uma canadiana que mora na província da Columbia Britânica. É formada pela Escola de Cozinheiros de Stratford no Ontário embora esteja neste momento a seguir outra carreira.
RoastChicken
Esta é uma simples receita de frango assado, mas é o tempero que usou no frango que me chamou a atenção e também o facto que, depois de feito, este "sal com ervas" se mantém no frigorífico por um mêz ou mais, sem se estragar.



  • 4 colheres de sopa bem cheias de rosmaninho fresco, picado
  • 4 colheres de sopa bem cheias de tomilho fresco, picado
  • 2 colheres de sopa bem cheias de mangericão, picado
  • 24 dentes de alho descascados
  • cerca de 1/2 kilo de sal grosso
Para preparar o tempero use apenas as folhinhas das ervas aromáticas e deite para processador de alimentos, se o tiver. Descasque os alhos e junte às ervas aromáticas. Triture a mistura de ervas e alho até estar bem picado mas sem ficar em papa. Num tigela grande misture bem os temperos e o sal. Deixe a mistura descansar destapado por 24 horas, mesmo na bancada da cozinha. Ao fim deste tempo, deite para um frasco de boca larga, tape bem e guarde no frigorífico. Este preparado não se estraga. O sal é um excelente conservante.
RosemaryRub
Utilize duas colheres de sopa deste preparado e esfregue bem por dentro e por fora do frango, que deve estar à temperatura ambiente. Ponha numa assadeira e, querendo, tempere com pimenta ralada.

Leve o frango assim preparado ao forno bem quente (200C) por cerca de 15 minutes. Baixe a temperatura do forno para (185C) e deixe o frango assar por cerca de 45 minutos a 1 hora, dependendo do tamanho do frango. No meio da cozedura pincele o frango com a gordura que se acumulou na assadeira.

Depois deste tempo retire o frango do forno e deixe repousar por 15 minutes antes de trinchar e servir.

1 comment:

Mr G said...

I think I'll give this a try...
Parece delicioso!!!