2005/05/25

Tulipas no jardim

Tulips3
Esta foto de um molho solitário de tulipas no meu jardim é devido à faina dos esquilos, considerados como "as dores de cabeça dos jardineiros". As tulipas e outros bolbos são normalmente plantados em Setembro. O bolbo necessita do período antes das neves para criar as raízes e ambientar-se aos solo onde foi plantado. As tulipas são as primeiras plantas a florir na primavera e Otava é famosa pelos seus jardins cobertos de tulipas, que começaram com uma oferta da Casa Real da Holanda.

Durante a segunda guerra mundial, a família real da Holanda refugiou-se aqui em Otava no Canadá. A terceira filha da Rainha Juliana, a princesa Margriet, nasceu aqui. No dia em que a princesinha nasceu, o governo do Canadá declarou o quarto em que a Rainha estava no hospital como solo holandês para que a princesinha nascesse na sua pátria. Em agradecimento a rainha Juliana prometeu que a Holanda enviaria todos os anos 50 mil bolbos de tulipas para Otava. Ainda hoje recebemos os 50 mil bolbos anuais. Entretanto Otava tornou-se a capital da tulipas no continente norte-americano e o governo compra as restantes tulipas (mais de um milhão) que se podem ver nos jardins municipais. Todos os anos temos em Otava o Festival das Tulipas e podem ver aqui lindas fotos dos jardins espalhados pela cidade.

Tulips2
Os esquilos consideram bolbos uma delícia alimentar e não é raro ouvirmos histórias de pessoas que plantam bolbos e no dia seguinte vêm um buraquinho no sítio do bolbo e claro, o bolbo já lá não está.

O que aconteceu aqui foi que bolbos que eu tinha plantado pelo jardim em anos anteriores foram retirados pelos equilos e guardados aqui, no que deveria ser o seu celeiro de inverno. Entretanto o inverno veio e os pobres esquilitos devem ter-se esquecido do celeiro ou não foram capazes de escavar a terra depois de congelada. Qual não é o meu espanto quando vejo este molhinho de tulipas a nascer num sítio onde eu estava certa de nada ter plantado.

Entretanto, tirei esta semana de férias para me dedicar ao jardim. Na sexta-faira passada mandei vir um camião de terra de jardim, de uma companhia local que fornece areia, cascalho e também terra para jardins. Comprei 15 jardas cúbicas de terra preparada e já misturada com estrume, equivalente, se os meus cálculos não estão errados, a 4 metros cúbicos. Podem ver o monte de terra aqui nesta foto.
2005GardenSoil
Não parece muito mas isto corresponde acerca de 120 carrinhos de mão cheios. Comecei ontem, com a ajuda do meu vizinho e só para fazer o jardim da frente vou possívelmente demorar toda a semana. Continuarei a tentar tirar fotos do avanço e a dar notícias, senão todos os dias, pelo menos dia sem dia não.

3 comments:

Anonymous said...

Lindas! Adoro tulipas!

Pedro Custódio said...

Bem! É muita terra! ;)
As túlipas são lindas e essa história do nascimento da princesa é uma delícia! :)
Bom trabalho com o jardim, depois fico à espera das fotos!

Anonymous said...

Oi!!!
ameiii essa história sobre as Tulipas!!
Amoooo demais essas flores!!! são lindas!!

vc tem o privilégio de morar perto de uma cidade que tem tantassss!!!

Vc tem orkut?
eu estava em uma comunidade de tulipas, no orkut e uma pessoa estava falando uma historia sobre essas flores lindas... e eu tinha visto essa, e resolvi postar lah! espero que naum ache ruim... coloquei os créditos!!
entre lah, eh essa a comunidade:
Tulipas
(1448 membros)

bjoss...
seu blog eh lindo!!
Paty*