2005/05/18

Esparguete com perú e chouriço

Este prato foi criado por mim utilizando o que havia no frigorífico. O resultado final estava surpreendentemente apetitoso. A foto infelizmente não mostra grande contraste entre a carne e o esparguete, o que daria a este prato um aspecto mais bonito, devido a eu ter usado esparguete integral. Melhor para a saúde mas o visual não sai tão cativante.
TurkeyPasta
Esta receita começou há uns dias atrás, quando descobri que o supermercado Loeb perto da minha casa tinha pernas de perú por um preço bastante atraente. Estas pernas eram enormes...o perú deveria ter sido bem grande. Eu prefiro a carne escura das aves (perna, coxa, asa) à carne branca do peito que considero mais seca. Aqui no Canadá as pernas, coxas e asas do perú são muito baratas por não serem consideradas como carne de primeira. Bem cozinhado faz uns pratos excelentes e relativamente baratos.

Na passada segunda-feira resolvi cozinhar na slow-cooker duas das pernas que havia comprado. Embora tenha procurado no dicionário de inglês-português e tambem na Internet, não encontrei a tradução para português do termo slow-cooker. É um electro-doméstico bastante útil, onde a comida é cozinhada a temperaturas muito baixas por um período de 6 a 10 horas. Na slow-cooker puz as pernas de perú juntamente com duas cenouras limpas e cortadas em pedaços, duas cebolas pequenas, bastante alho, 2 folhas de louro, sal, pimenta em grão, tomilho e rosmaninho frescos que aida tinha no frigorífico, cobri tudo com água e deixei cozinhar lentamente durante o dia. Quando cheguei a casa depois do serviço, um aroma delicioso permeava toda a casa. Na slow-cooker estavam as duas pernas de perú bem cozinhadas e tendo rendido cerca de 1.5 litros de caldo e 4 chávenas de carne de perú pronta e ser utilizada em qualquer receita. Vejam só o tamanho das pernas. A minha slow-cooker é de 6 litros.
TurkeyLegs
Ontem, quando vi que não tinha tempo de fazer os gnocci, pensei que talvez um pato de esparguete com chouriço e vegetais seria mais rápido. No frigorífico vi a carne de perú já cozinhada, e voilá!

Esparguete com perú e chouriço

Quantidade de esparguete integral para 2 pessoas
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande, picada
4 dentes de alho grandes, picados
2 chávenas de carne de perú cozida, cortada em bocados pequenos
Um pedaço de couriço (cerca 13 cm), cortado em fatias fininhas
Sal e pimenta que baste

Cozinhe o esparguete conforme as instruções do pacote. Enquanto o esparguete cozinha, deite numa panela o azeite, junte as cebolas e alho picado e deixe esturgir lentamente por cerca de 12 minutos. As ceblas deverão estar bem transparentes e até a querer caramelizar um pouco. Junte o perú. Deixe umas fatias de chouriço para decoração, pique o restante e junte. Cozinhe em lume brando só o suficiente para aquecer as carnes. Depois do esparguete cozinhado, escorra e junte à mixturade perú.

Seu servi com feijão verde cozinhado a vapor, tomates aos quartos e folhas de endívia.

1 comment:

Anonymous said...

hehe, bem estava sem ideias do k fazer kom o peru e vim a net ver uma receita, dei de caras kom este blog esprimentei e adorei hehe mto bom mesmo :P sigam a risca k vale a pena parabens :)
bjs**

Vitor Pinto.