2005/05/31

Caril de galinha - receita do meu irmão

O meu irmão faz um caril de se lhe tirar o chapéu. O ano passado, quando cá esteve em Otava ele fez várias vezes o jantar, para regalo de todos nós. Diga-se de passagem que o meu irmão é muito melhor cozinheiro que eu. Foi nele que se concentrou o "dedo para a cozinha" que tinha a avó Adelina.
ChickenCurry
Este caril é o melhor que tenho comido na minha vida. Considero-o melhor mesmo do que o servido nos restaurantes indianos onde o caril é tão picante que, com a boca em fogo, não consigo saborear nada da comida.

Para esta receita o meu irmão utiliza o creme de coco marca Rajah e o pó de caril Madras ou Margão. Nós não temos essas marcas aqui no Canadá mas temos algo semelhante. Inclusivé, o pacote do creme de coco é igualzinho ao que o meu irmão compra em Portugal, mas a marca é Grace.

Eu fiz esta receita ontem, e servi com arroz branco e brócolos cozidos a vapor.

Caril de Galinha à moda do meu irmão

1 Kg. de frango carcaça em pedaços, peito aos cubos, pernas/cochas ou pernas/asas, etc.
2 colheres de sopa de pó de caril
leite gordo quanto baste
3 cebolas grandes (+/- 5cm diâmetro)
4 dentes de alho
2 tomates, pelados e cortados aos bocados
1 folha de louro
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de banha de porco ou margarina
1 caldo Knorr

1.5 chávenas de arroz basmati

Picar a cebola e alho, derreter as gorduras e refogar. Quando a cebola estiver transparente, deitar o frango e dar uma entaladela, tudo em lume forte para corar ligeiramente por fora e ficar suculento por dentro.

Chegado a esse ponto, deitar o leite que deverá quase cobrir o frango e adicionar cerca de 1/3 do pacote da pasta de coco, que entretanto vai derretendo. Adicionar logo o caril. Baixar para lume brando e adicionar o caldo Knorr.

Deixar cozer cerca de 20 a 30 minutos e está pronto. Ir mexendo, de vez em quando, com a colher de pau para não pegar no fundo.

Para o arroz branco pôr numa panela 2 litros de água a ferver e deitar a quantidade necessária de arroz sem o lavar. Cozer cerca de 20 minutos, escorrer para uma passador e passar por água corrente. Deixar escorrer bem e espalhar num tabuleiro que vai ao forno para o secar ligeiramente (temperatura 100/120Cº).

Bom apetite.

No comments: