2005/05/31

Caril de galinha - receita do meu irmão

O meu irmão faz um caril de se lhe tirar o chapéu. O ano passado, quando cá esteve em Otava ele fez várias vezes o jantar, para regalo de todos nós. Diga-se de passagem que o meu irmão é muito melhor cozinheiro que eu. Foi nele que se concentrou o "dedo para a cozinha" que tinha a avó Adelina.
ChickenCurry
Este caril é o melhor que tenho comido na minha vida. Considero-o melhor mesmo do que o servido nos restaurantes indianos onde o caril é tão picante que, com a boca em fogo, não consigo saborear nada da comida.

Para esta receita o meu irmão utiliza o creme de coco marca Rajah e o pó de caril Madras ou Margão. Nós não temos essas marcas aqui no Canadá mas temos algo semelhante. Inclusivé, o pacote do creme de coco é igualzinho ao que o meu irmão compra em Portugal, mas a marca é Grace.

Eu fiz esta receita ontem, e servi com arroz branco e brócolos cozidos a vapor.

Caril de Galinha à moda do meu irmão

1 Kg. de frango carcaça em pedaços, peito aos cubos, pernas/cochas ou pernas/asas, etc.
2 colheres de sopa de pó de caril
leite gordo quanto baste
3 cebolas grandes (+/- 5cm diâmetro)
4 dentes de alho
2 tomates, pelados e cortados aos bocados
1 folha de louro
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de banha de porco ou margarina
1 caldo Knorr

1.5 chávenas de arroz basmati

Picar a cebola e alho, derreter as gorduras e refogar. Quando a cebola estiver transparente, deitar o frango e dar uma entaladela, tudo em lume forte para corar ligeiramente por fora e ficar suculento por dentro.

Chegado a esse ponto, deitar o leite que deverá quase cobrir o frango e adicionar cerca de 1/3 do pacote da pasta de coco, que entretanto vai derretendo. Adicionar logo o caril. Baixar para lume brando e adicionar o caldo Knorr.

Deixar cozer cerca de 20 a 30 minutos e está pronto. Ir mexendo, de vez em quando, com a colher de pau para não pegar no fundo.

Para o arroz branco pôr numa panela 2 litros de água a ferver e deitar a quantidade necessária de arroz sem o lavar. Cozer cerca de 20 minutos, escorrer para uma passador e passar por água corrente. Deixar escorrer bem e espalhar num tabuleiro que vai ao forno para o secar ligeiramente (temperatura 100/120Cº).

Bom apetite.

2005/05/25

Tulipas no jardim

Tulips3
Esta foto de um molho solitário de tulipas no meu jardim é devido à faina dos esquilos, considerados como "as dores de cabeça dos jardineiros". As tulipas e outros bolbos são normalmente plantados em Setembro. O bolbo necessita do período antes das neves para criar as raízes e ambientar-se aos solo onde foi plantado. As tulipas são as primeiras plantas a florir na primavera e Otava é famosa pelos seus jardins cobertos de tulipas, que começaram com uma oferta da Casa Real da Holanda.

Durante a segunda guerra mundial, a família real da Holanda refugiou-se aqui em Otava no Canadá. A terceira filha da Rainha Juliana, a princesa Margriet, nasceu aqui. No dia em que a princesinha nasceu, o governo do Canadá declarou o quarto em que a Rainha estava no hospital como solo holandês para que a princesinha nascesse na sua pátria. Em agradecimento a rainha Juliana prometeu que a Holanda enviaria todos os anos 50 mil bolbos de tulipas para Otava. Ainda hoje recebemos os 50 mil bolbos anuais. Entretanto Otava tornou-se a capital da tulipas no continente norte-americano e o governo compra as restantes tulipas (mais de um milhão) que se podem ver nos jardins municipais. Todos os anos temos em Otava o Festival das Tulipas e podem ver aqui lindas fotos dos jardins espalhados pela cidade.

Tulips2
Os esquilos consideram bolbos uma delícia alimentar e não é raro ouvirmos histórias de pessoas que plantam bolbos e no dia seguinte vêm um buraquinho no sítio do bolbo e claro, o bolbo já lá não está.

O que aconteceu aqui foi que bolbos que eu tinha plantado pelo jardim em anos anteriores foram retirados pelos equilos e guardados aqui, no que deveria ser o seu celeiro de inverno. Entretanto o inverno veio e os pobres esquilitos devem ter-se esquecido do celeiro ou não foram capazes de escavar a terra depois de congelada. Qual não é o meu espanto quando vejo este molhinho de tulipas a nascer num sítio onde eu estava certa de nada ter plantado.

Entretanto, tirei esta semana de férias para me dedicar ao jardim. Na sexta-faira passada mandei vir um camião de terra de jardim, de uma companhia local que fornece areia, cascalho e também terra para jardins. Comprei 15 jardas cúbicas de terra preparada e já misturada com estrume, equivalente, se os meus cálculos não estão errados, a 4 metros cúbicos. Podem ver o monte de terra aqui nesta foto.
2005GardenSoil
Não parece muito mas isto corresponde acerca de 120 carrinhos de mão cheios. Comecei ontem, com a ajuda do meu vizinho e só para fazer o jardim da frente vou possívelmente demorar toda a semana. Continuarei a tentar tirar fotos do avanço e a dar notícias, senão todos os dias, pelo menos dia sem dia não.

2005/05/18

Esparguete com perú e chouriço

Este prato foi criado por mim utilizando o que havia no frigorífico. O resultado final estava surpreendentemente apetitoso. A foto infelizmente não mostra grande contraste entre a carne e o esparguete, o que daria a este prato um aspecto mais bonito, devido a eu ter usado esparguete integral. Melhor para a saúde mas o visual não sai tão cativante.
TurkeyPasta
Esta receita começou há uns dias atrás, quando descobri que o supermercado Loeb perto da minha casa tinha pernas de perú por um preço bastante atraente. Estas pernas eram enormes...o perú deveria ter sido bem grande. Eu prefiro a carne escura das aves (perna, coxa, asa) à carne branca do peito que considero mais seca. Aqui no Canadá as pernas, coxas e asas do perú são muito baratas por não serem consideradas como carne de primeira. Bem cozinhado faz uns pratos excelentes e relativamente baratos.

Na passada segunda-feira resolvi cozinhar na slow-cooker duas das pernas que havia comprado. Embora tenha procurado no dicionário de inglês-português e tambem na Internet, não encontrei a tradução para português do termo slow-cooker. É um electro-doméstico bastante útil, onde a comida é cozinhada a temperaturas muito baixas por um período de 6 a 10 horas. Na slow-cooker puz as pernas de perú juntamente com duas cenouras limpas e cortadas em pedaços, duas cebolas pequenas, bastante alho, 2 folhas de louro, sal, pimenta em grão, tomilho e rosmaninho frescos que aida tinha no frigorífico, cobri tudo com água e deixei cozinhar lentamente durante o dia. Quando cheguei a casa depois do serviço, um aroma delicioso permeava toda a casa. Na slow-cooker estavam as duas pernas de perú bem cozinhadas e tendo rendido cerca de 1.5 litros de caldo e 4 chávenas de carne de perú pronta e ser utilizada em qualquer receita. Vejam só o tamanho das pernas. A minha slow-cooker é de 6 litros.
TurkeyLegs
Ontem, quando vi que não tinha tempo de fazer os gnocci, pensei que talvez um pato de esparguete com chouriço e vegetais seria mais rápido. No frigorífico vi a carne de perú já cozinhada, e voilá!

Esparguete com perú e chouriço

Quantidade de esparguete integral para 2 pessoas
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande, picada
4 dentes de alho grandes, picados
2 chávenas de carne de perú cozida, cortada em bocados pequenos
Um pedaço de couriço (cerca 13 cm), cortado em fatias fininhas
Sal e pimenta que baste

Cozinhe o esparguete conforme as instruções do pacote. Enquanto o esparguete cozinha, deite numa panela o azeite, junte as cebolas e alho picado e deixe esturgir lentamente por cerca de 12 minutos. As ceblas deverão estar bem transparentes e até a querer caramelizar um pouco. Junte o perú. Deixe umas fatias de chouriço para decoração, pique o restante e junte. Cozinhe em lume brando só o suficiente para aquecer as carnes. Depois do esparguete cozinhado, escorra e junte à mixturade perú.

Seu servi com feijão verde cozinhado a vapor, tomates aos quartos e folhas de endívia.

2005/05/15

Jardinagem

A neve já derreteu e os dias quentes estão a chegar. Para nós, chegou o tempo de nos dedicarmos aos jardins e quintais. O tempo quente aqui é curto e assim que nos vemos livres da neve é ver todos de luvas de jardinagem e todos os apetrechos devidos, mexendo na terra, semeando, cortando relva, enfim embelezando o mais que pudermos os nossos jardins.

JardimFrente

Podem ver aqui uma foto do jardim da frente e do quintal. O ano passado refiz a rampa da garagem e a entrada da casa. Embora não se note na foto, a contrução de ambas ficou mais alta de modo que tenho que aumentar a altura de terra do jardim para ficar ao mesmo nível.

2005Backyard

Vou tirar uma semana de férias e encomendar uma camioneta de terra preta de jardim. Vai ser um trabalhão.