2005/09/16

Pão de banana e noz (ou bolo de banana e noz?)

BananaBread
Esta receita foi-me dada pela minha amiga Nancy que por sua vez a tinha recebido da sua amiga Daphne. Não há dúvida de que boas receitas e boas amigas andam de braço dado. Na culinária inglesa o termo "pão" aqui refere-se a um bolo sem muita gordura e que se deve comer barrado de manteiga. Se tivesse mais gordura e menos fibra esta seria uma receita de "bolo de banana" em vez de "pão de banana." Pão ou bolo, é uma das minhas receitas preferidas. Eu como este bolo mesmo sem barrar de manteiga e acho-o bom na mesma. Claro que as pessoas que têm a facilidade de comer tudo sem se preocupar com a linha podem come-lo tostado e barrado de manteiga. Fica ainda melhor.

A quantidade de fibras em relação à farinha é bastante alta e essa é uma das razões daminha preferência. Eu gosto do sabor e textura das fibras. Reconheço, no entanto, que não é para toda a gente. As fibras que utilizo são os farelos de trigo (wheat bran) vendidos avulso nas lojas de produtos biológicos.

Este bolo fica melhor usando as bananas muito maduras, quando já estão quase todas pretas e um pouco antes de serem deitadas fora, altura em que o perfume e sabor são mais intensos.

Pode-se torrar as nozes no forno por cerca de 10 minutos antes de usar. O torrar intensifica o sabor e perfume das nozes, mas acho que o bolo fica bom na mesma utilizando as nozes sem torrar.

Pão de Banana e Noz

1/4 chávena de manteiga
1 ovo grande
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de fibra de trigo
1 1/2 chávenas de bananas esmagadas (cerca de 3 médias)
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de água
1 1/2 chávenas de farinha de trigo
1/2 cup nozes picadas
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó

Bata em creme a manteiga e o açúcar. Adicitone o ovo e as fibras e mixture bem. Junte as bananas esmagadas, a água e o extracto de baunilha. Por fim, adicione as nozes e mixture ao de leve.

Numa tigela à parte mixture ben a farinha e o fermento. Adicione à mixtura de bananas e mexa ao de leve só para mixturar. Não deve bater. Deite o preparado numa forma rectangular bem untada de manteiga e leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 50 minutos ou até que um palito espetado no meio saia seco.

7 comments:

Anonymous said...

vou por as maos à obra!
deve ser uma delicia

Ana said...

Olá Nina. Obrigada pela visita. Espero que goste do bolo!

Anonymous said...

olá Ana. Agradecimentos mil pela visita e pela sugestão. Voutratar disso e depois diga-me também se gostou da receita.

Anonymous said...

Relendo o post, devo dizer que o dito bolito marchava lindamente com doce de leite e uma compotazita de morango. A ver vamos...

Anonymous said...

Adoro seu espaço. Venho aqui, sempre. Um grande beijo

Giacomo said...

Oie...
Adorei seu Blog.
Já adicionei um lonk lá no meu.
Visite quando puder....

www.toqueblanche.blogspot.com

Feliz Ano Novo.
Abs.//

Anonymous said...

Tens de arranjar maneira de te livrar do spam!
Já adicionei o teu(s) blog(s) ao meu google reader, agora sempre que hajam actualizações encarrego-me de beliscar o pessoal daqui.