2005/08/29

Bolo de Mel

Bolo_de_Mel
Já vai sendo tempo de eu por em dia este blog, depois de quase dois meses. Infelizmente tive um problema com a ciática que me deixou prostrada por uns tempos. Ainda preciso de ter cuidado e não ficar sentada por muito tempo e daí, dei a pouca atenção que poderia dispensar, ao meu outro blog, que tem uma base leitora muito maior.

Mais uma das receitas da avó Lena um dos vários Bolos de Mel que ela tem nos seus livros. Este bolo constituiu a minha entrada para a "Sexta-feira das goluseimas n.º 10", que tinha como tema o mel.

Só fiz meia receita. A massa fica bastante líquida e eu estava com receio que não ficasse bem cozida, ou que o centro ficasse húmido mas, como podem ver na foto, o bolo saiu muito bem. Como a receita original não dava temperatura de forno eu puz em formo médio 180ºC.

O bolo é macio e não fica seco. Tive receio de que ficasse muito doce devido à grande quantidade de açúcar e mel, mas tal não sucedeu. O bolo saiu excelente e não muito doce.

Bolo_de_Mel2

Bolo de Mel

4 ovos
1 chávena de mel
1 chávena de azeite
1 chávena de leite
Raspa de 2 limões
2 colheres de sopa de bicarbonato
1 colher de sopa de canela moída
250 gr. de farinha
200 gr. de açúcar

Unte uma forma com azeite. Aqueça o forno a 160ºC.

Mixture os ingredientes todos até ficar tudo ligado. Não deve mexer muito. A massa fica bastante líquida e pode ser que hajam pequenos grumos de farinha a flutuar. Não se preocupe e deite a massa na forma.

Coze por cerca de uma hora, até que um palito espetado no meio do bolo saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar for cerca de 10 minutos antes de desenformar. Desenforme e deixe esfriar por completo.

Este bolo pode ser comido sozinho ou acompanhado de creme de natas ou chantilly. Eu experimentei com um bocadinho de yogurte adoçado, como podem ver na foto acima. Não ficou mal, mas creio que preferiria com creme de natas ou mesmo o bolo só.

5 comments:

Anonymous said...

Oi, Ana! O bolo tem um aspecto delicioso! Já copiei a receita. Vou experimentar. Um abraço!

Elvira said...

Uma delícia!

Ana said...

Obrigada Iara e Elvira. O bolo é mesmo muito bom.

Anonymous said...

Tem bom aspecto.
Vou experimentar no Natal
JOSEPH

Paula said...

Dá vontade de experimentar!