2005/03/21

A sexta-feira das goluseimas n.º 6

SHF6PudimFlan

A "Sexta-feira das guloseimas" é uma concurso, se é que lhe poderemos chamar isso, dos bloguistas de cozinhados. Uma vez por mês um dos bloguistas é coordinador e como tal é a essa pessoa que lhe compete escolher o tema para as confecções. As entradas terão de ser submetidas na sexta-feira marcada, nem antes nem depois, e o coordinador obriga-se a apresentar todas as entradas no seu blog, durante o fim de semana. Nesta sexta-feira que passou teve lugar a "Sexta-feira das Goluseimas" n.º 6 e o tema foi caramelo.

Eu resolvi entrar apresentado a receita de pudim flan da mãe que me saiu como mostra a foto. A entrada foi bem recebida e vários bloguistas estabelecidos fizeram o favor de deixar comentários no meu blog "Pumpkin Pie Bungalow".

De interesse para os familiares chegados, estou a pensar em, aos poucos, publicar neste blog as receitas da mãe, visto que fui eu que fiquei com os dois livros de receitas coleccionadas desde 1957. Portanto, sem mais demora, aí vai a receita.

Pudim flan feito na panela de pressão

1 copo de ovos (o meu copo levou 5 ovos inteiros)
1 copo de leite (eu usei natas a 10%)
1/2 copo de açúcar
caramelo feito com 3/4 chávena de açúcar + 2 colheres de sopa de água

Faça o caramelo directamente na forma, usando os 3/4 de chávena de açúcar e a água. A princípio o açúcar começa a fervilhar, seca um pouco, mas cedo começa a amarelecer e formar caramelo. Mexa bem nesta fase para ajudar a derreter o açúcar e fazer o caramelo.

SHF6HeatingSugar

Quando o caramelo atingir o ponto e a côr estiver como quer, incline e rode a forma para ajudar a cobrir os lados. Conforme o caramelo for esfriando vai-se agarrando mais aos lados da forma. Ponha de lado enquanto prepara o pudim.

SHF6Caramel

Para o pudim mixture com o batedor de varas, os ovos, açúcar e natas. Mexa bem para ficar bem mixturado. Deite o preparado para a forma e tape com a tampa. Se a forma não tiver tampa, estou convencida de que a tampa de uma outra panela faz o mesmo efeito.

Ponha a forma na panela de pressão e deite água até atingir cerca de 3 cm de altura. Feche herméticamente a panela de pressão e ponha o regulador. Leve ao lume a levantar fervura. Assim que a pressão fizer oscilar o regulador, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 5 minutos. Apague o lume e deixe a pressão baixar sozinha.

SHF6ReadyToCook

Assim que a pressão cair, abra a panela, retire o pudim e deixe esfriar por completo. Depois de frio, desenforme para o prato de servir e ponha no frigorífico. Use um prato fundo para colher todo o caramelo liquefeito.

No fundo da forma fica sempre um bom bocado de caramelo sólido. Para o diluir, deite 3 a 4 colheres de sopa de água e ponha a forma em lume brando para derreter o caramelo. Deixe esfriar e junte ao pudim ou sirva à parte numa molheira.

Esta receita é uma das primeiras no livro da mãe. A mãe chama-lhe "Pudim de Leite" e a receita completa diz apenas:
"1 chávena d'ovos, a mesma de leite e meia de açucar. Vai ao forno em forma barrada de açucar queimado."

Foi quando esteve na África do Sul que a mãe aprendeu com uma amiga a utilizar a panela de pressão para fazer este pudim.

1 comment:

Anonymous said...

Amei sua receita de flan, mas onde encontro a forma com tampa que voce usou.