2005/03/25

Renovações - o hall de entrada

Estamos na semana de Páscoa e nós, funcionários públicos aqui no Canadá não trabalhamos nem na Sexta-feira Santa nem na segunda-feira de Páscoa, o que nos dá um fim-de-semana de quatro dias seguidos. Nada mau...

Eu vou continuar as obras na casa e neste fim-de-semana longo vou dedicar-me ao hall de entrada.
2000EntryHall
Quando comprei a casa no ano 2000, o hall de entrada era uma área sem luz natural, com contraplacado envernizado nas duas paredes, a porta da frente num lado e uma entrada sem porta que dava para a sala de estar. No intuito de abrir um pouco mais a área, pensei em abrir completamente a entrada para a sala de estar e fazer uma abertura na parede que dava para a área da TV, o que me daria luz natural. Para tal comecei por tirar o contraplacado das paredes e descobri que uma das paredes tinha o revestimento exterior, o que quer dizer que antigamente a parte da casa que hoje é o hall de entrada estada no exterior da casa, fazendo possivelmente parte de uma varanda aberta.

2005EntryHall-1

Gostei imenso do detalhe da parede que vou conservar. O carpinteiro, a semana passada, fez a abertura do outro lado do hall e o Márito foi quem revestiu a estrutura de madeira com as placas de gesso para formar a parede.

2005EntryHall-3

O trabalho agora é aplicar várias camadas de gesso na junção das placas, deixar secar bem, lixar bem entre cada camada e depois da camada final. É este o trabalho que vou fazer durante o fim de semana. Podem ver a primeira demão na foto abaixo. O fim deste trabalho é disfarçar as junções das placas para dar a ilusão de que a parede é feita num bloco único.

2005-TVarea-1

Estou também a raspar a pintura da portade entrada, em preparação para o trabalho de pintura final. Neste caso estou a utilizar uma pistola de calor. É uma espécie de secador de potência elevada que que amolece a tinta velha e a faz empolar como uma bolha de água. Depois de empolado é fácil raspar a tinta que cai em lascas deixando ver a madeira por baixo. Depois é só lixar bem e pintar de novo. Nesta foto podem ver o trabalho começado. Depois de pintada a porta fica como nova.

2005-EntryHall-5

Espero completar este trabalho neste fim de semana. Esta foto foi tirada da sala de estar e como podem ver, a abertura foi alargada até ao tecto. A porta que dava para a sala de estar já não existe.

No comments: