2005/07/03

Apanhar morangos

StrawberryPicking
Os morangos já estão a ficar madurinhos e a estação da apanha do morango já começou. Anteontem, 1 de Julho, dia oficial do Canadá, fui com uma amiga logo de manhãzinha, por volta das 8 e meia, apanhar morangos. Como a mão de obra aqui é cara, o trabalho de apanhar o morango é a parte que mais encarece o produto. Para além disso, muitas vezes as quintas pequenas têm dificuldade em arranjar mão de obra para a colheita. A solução? O cliente pode apanhar o morango e pagar à saída.

Os cestos de cartão que vêm na foto são fornecidos pelo dono da quinta que nos indica aonde no morangal deveremos começar a colheita. E depois é só colher até enchar o cesto bem cheínho. Nalgumas quintas o dono vende os morangos a peso. O cestinho é pesado e nós pagamos um tanto por libra. Anteontem a dona do morangal cobrava 8 dólares por cada cesto cheio. E a melhor parte é que não nos pesam a nós, porque claro, durante a colheita, come-se um morango por cada dois que se pôem no cesto. Evidentemente que os donos sabem disso e o preço já inclui a comezaina.

StrawberryFreeze
Comprei dois cestos e em casa fiz morangos congelados e duas receitas de compota, uma com açúcar e a outra com adoçante artificial.

Para congelar arranjam-se os morangos e põem-se num frasco de 500 ml com boca larga, e põe-se também em camadas, cerca de 2 colheres de sopa de açúcar. Vai ao congelador. Para utilizar, deixo descongelar no frigorífico. Ao descongelar, os morangos murcham e deixam escorrer bastante líquido. Recolho o líquido numa panelinha, junto mais açúcar se necessário e fervo com um bocadinho de maizena para ficar um cremezinho vermelho transparente. Tiro do lume, deixo arrafecer um bocadingo e junto os morangos. É um molho delicioso para gelado.

As compotas fiz usando a receita de um produto que auxilia a coagular as compotas com pouco açúcar. A receita manda utilizar uma chávena de açúcar para quatro de fruta esmagada. A compota ficou excelente com um sabor a morango bastante pronunciado. Fiz a segunda leva seguindo a mesma receita mas, em vezde açúcar, utilizei 1 chávena de adoçante Splenda, que é feito a partir do açúcar.
Bread&Jam
A foto acima é de uma fatia de tosta com a compota com adoçante e um bocado de queijo cheddar em cima, o meu pequeno almoço preferido.