2005/03/27

Feliz Páscoa ou argamassa até aos cabelos

Já estou mais que farta do trabalho de pôr a argamassa nas paredes. É um trabalho muito chato e a a argamassa necessita de um dia inteiro para secar convenientemente. Devido à falta de prática, eu demoro talvez o dobro ou o triplo do tempo que um profissional demoraria. O trabalho fica bem feito mas a casa está uma lixaria, há pó branco por todo o lado devido a ter que se lixar entre demãos e, ainda por cima, como a casa é pequena, não há sítio para pôr os móveis enquanto faço isto. De modo que o trabalho é uma gincana ao redor dos móveis, tentar não tropeçar nos fios eléctricos, ter cuidado de não partir o écran da televisão com o pé do escadote, etc., etc., etc..

Quem foi que me disse que fazer isto era interessante? É verdade que poupo o dinheiro que teria de pagar ao tal profissional mas quanto ao resto...que valente mentira!

2005/03/25

Renovações - o hall de entrada

Estamos na semana de Páscoa e nós, funcionários públicos aqui no Canadá não trabalhamos nem na Sexta-feira Santa nem na segunda-feira de Páscoa, o que nos dá um fim-de-semana de quatro dias seguidos. Nada mau...

Eu vou continuar as obras na casa e neste fim-de-semana longo vou dedicar-me ao hall de entrada.
2000EntryHall
Quando comprei a casa no ano 2000, o hall de entrada era uma área sem luz natural, com contraplacado envernizado nas duas paredes, a porta da frente num lado e uma entrada sem porta que dava para a sala de estar. No intuito de abrir um pouco mais a área, pensei em abrir completamente a entrada para a sala de estar e fazer uma abertura na parede que dava para a área da TV, o que me daria luz natural. Para tal comecei por tirar o contraplacado das paredes e descobri que uma das paredes tinha o revestimento exterior, o que quer dizer que antigamente a parte da casa que hoje é o hall de entrada estada no exterior da casa, fazendo possivelmente parte de uma varanda aberta.

2005EntryHall-1

Gostei imenso do detalhe da parede que vou conservar. O carpinteiro, a semana passada, fez a abertura do outro lado do hall e o Márito foi quem revestiu a estrutura de madeira com as placas de gesso para formar a parede.

2005EntryHall-3

O trabalho agora é aplicar várias camadas de gesso na junção das placas, deixar secar bem, lixar bem entre cada camada e depois da camada final. É este o trabalho que vou fazer durante o fim de semana. Podem ver a primeira demão na foto abaixo. O fim deste trabalho é disfarçar as junções das placas para dar a ilusão de que a parede é feita num bloco único.

2005-TVarea-1

Estou também a raspar a pintura da portade entrada, em preparação para o trabalho de pintura final. Neste caso estou a utilizar uma pistola de calor. É uma espécie de secador de potência elevada que que amolece a tinta velha e a faz empolar como uma bolha de água. Depois de empolado é fácil raspar a tinta que cai em lascas deixando ver a madeira por baixo. Depois é só lixar bem e pintar de novo. Nesta foto podem ver o trabalho começado. Depois de pintada a porta fica como nova.

2005-EntryHall-5

Espero completar este trabalho neste fim de semana. Esta foto foi tirada da sala de estar e como podem ver, a abertura foi alargada até ao tecto. A porta que dava para a sala de estar já não existe.

2005/03/21

A sexta-feira das goluseimas n.º 6

SHF6PudimFlan

A "Sexta-feira das guloseimas" é uma concurso, se é que lhe poderemos chamar isso, dos bloguistas de cozinhados. Uma vez por mês um dos bloguistas é coordinador e como tal é a essa pessoa que lhe compete escolher o tema para as confecções. As entradas terão de ser submetidas na sexta-feira marcada, nem antes nem depois, e o coordinador obriga-se a apresentar todas as entradas no seu blog, durante o fim de semana. Nesta sexta-feira que passou teve lugar a "Sexta-feira das Goluseimas" n.º 6 e o tema foi caramelo.

Eu resolvi entrar apresentado a receita de pudim flan da mãe que me saiu como mostra a foto. A entrada foi bem recebida e vários bloguistas estabelecidos fizeram o favor de deixar comentários no meu blog "Pumpkin Pie Bungalow".

De interesse para os familiares chegados, estou a pensar em, aos poucos, publicar neste blog as receitas da mãe, visto que fui eu que fiquei com os dois livros de receitas coleccionadas desde 1957. Portanto, sem mais demora, aí vai a receita.

Pudim flan feito na panela de pressão

1 copo de ovos (o meu copo levou 5 ovos inteiros)
1 copo de leite (eu usei natas a 10%)
1/2 copo de açúcar
caramelo feito com 3/4 chávena de açúcar + 2 colheres de sopa de água

Faça o caramelo directamente na forma, usando os 3/4 de chávena de açúcar e a água. A princípio o açúcar começa a fervilhar, seca um pouco, mas cedo começa a amarelecer e formar caramelo. Mexa bem nesta fase para ajudar a derreter o açúcar e fazer o caramelo.

SHF6HeatingSugar

Quando o caramelo atingir o ponto e a côr estiver como quer, incline e rode a forma para ajudar a cobrir os lados. Conforme o caramelo for esfriando vai-se agarrando mais aos lados da forma. Ponha de lado enquanto prepara o pudim.

SHF6Caramel

Para o pudim mixture com o batedor de varas, os ovos, açúcar e natas. Mexa bem para ficar bem mixturado. Deite o preparado para a forma e tape com a tampa. Se a forma não tiver tampa, estou convencida de que a tampa de uma outra panela faz o mesmo efeito.

Ponha a forma na panela de pressão e deite água até atingir cerca de 3 cm de altura. Feche herméticamente a panela de pressão e ponha o regulador. Leve ao lume a levantar fervura. Assim que a pressão fizer oscilar o regulador, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 5 minutos. Apague o lume e deixe a pressão baixar sozinha.

SHF6ReadyToCook

Assim que a pressão cair, abra a panela, retire o pudim e deixe esfriar por completo. Depois de frio, desenforme para o prato de servir e ponha no frigorífico. Use um prato fundo para colher todo o caramelo liquefeito.

No fundo da forma fica sempre um bom bocado de caramelo sólido. Para o diluir, deite 3 a 4 colheres de sopa de água e ponha a forma em lume brando para derreter o caramelo. Deixe esfriar e junte ao pudim ou sirva à parte numa molheira.

Esta receita é uma das primeiras no livro da mãe. A mãe chama-lhe "Pudim de Leite" e a receita completa diz apenas:
"1 chávena d'ovos, a mesma de leite e meia de açucar. Vai ao forno em forma barrada de açucar queimado."

Foi quando esteve na África do Sul que a mãe aprendeu com uma amiga a utilizar a panela de pressão para fazer este pudim.

2005/03/16

Renovações

Neste fim de semana pedi aos amigos que viessem até minha casa para poderem dar uma opinião sobre as renovações planejadas para a casa de jantar (antiga cozinha). A porta de entrada para a antiga cozinha dava para um corredorzinho estreiro com a casa de banho em frente. A princípio pensei em fechar a area da porta e por umas estantes na nova parede (foto à esquerda)...quando se vive numa casa pequenina, todo o bocadinho ajuda.

2005-OldKitchenWall200503OldKitchenWallOut3

Quando o trabalho estava a meio eu fiquei com sérias duvidas. A casa diminuiu visivelmente. Além disso, o plano da arquitecta mandava tirar aquela parede... O carpinteiro voltava na segunda-feira seguinte para terminar o trabalho... daí o convite aos amigos.

Por maioria de votos... a parede foi desmantelada. A casa está cheia de pó e uma desarrumação das antigas, mas a sensação de espaço é gratificante (foto à direita).

2005/03/14

Blogger frustrante

A maior parte do dia de ontem foi passado numa luta com o software do Blogger. Infelizmente eles não explicam muito. Finalmente consegui pôr a foto do desenho da casa, feito pela arquitecta, na parte do perfile. Incluir a foto no perfile do Blogger não se traduz necessáriamente em ver a foto no site.

2005/03/12

O meu primeiro post

Neste primeiro post quero ver se os acentos, cedilhas, etc., em português saem correctos. Quando vejo o meu blog no meu computador a grafia está correcta. Por favor digam como está publicado o blog por aí.